Saltar para o conteúdo principal da página
decoration

O que é a Segurança
na Aviação Comercial?

O transporte aéreo é o modo de transporte mais seguro e desempenha um papel importante na atividade económica e no desenvolvimento global, incorporando as melhores tecnologias e sistemas de segurança existentes.

A Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO), promove o desenvolvimento seguro e ordenado da aviação civil internacional em todo o mundo, promulgando normas e práticas recomendadas (SARPs) para facilitar regulamentos harmonizados em segurança, proteção, eficiência e proteção ambiental da aviação. Melhorar a segurança do sistema de transporte aéreo global é a orientação estratégica fundamental da ICAO.

O plano global de segurança da aviação (GASP) da ICAO apresenta a estratégia de apoio à priorização e melhoria contínua da segurança da aviação. O GASP define os objetivos e metas e descreve as principais iniciativas destinadas a melhorar a segurança aos níveis internacional, regional e nacional.

Todas as companhias aéreas e aeroportos em funcionamento são objeto de certificação muito rigorosa e exigente.

Todos os aeroportos em operação obtiveram essa certificação. Isso significa que cumprem com todas estas regras de segurança.

O Transporte Aéreo é o modo de transporte mais seguro

A Taxa Global de Acidentes da ICAO fornece um indicador geral de desempenho de segurança para a operação regular de transporte aéreo. A taxa de acidentes é baseada em operações comerciais regulares envolvendo aeronaves de asa fixa com peso máximo à descolagem (MTOW) superior a 5 700 kg.

A ICAO estabeleceu um sistema de gestão de segurança (SMS - Safety Management System), aplicável à Navegação Aérea, aos Aeroportos e às Companhias Aéreas, que determina recursos, formação e processo de contínua identificação, eliminação e avaliação de possíveis incidentes (ocorrências que podem levar a acidentes) e seus riscos, em termos de probabilidade e de gravidade.

Pela altíssima importância atribuída à segurança e como as estatísticas demonstram, é indiscutível que no transporte aéreo, e nos aeroportos em particular, os riscos de acidente são mínimos quando comparados com outros modos de transporte.

É por isso importante esclarecer que não há aeroportos perigosos, porque esses não obtêm certificação para operar. Tal como acontece com as estradas e com as ferrovias, o que há é aeroportos com mais ou com menos riscos.

AeroParticipa CTI

Promove a análise estratégica, multidisciplinar e participativa do aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa.

Dúvidas ou sugestões?

Contacte-nos

AeroParticipa © 2023. Todos os direitos reservados.